Etiquetas

, ,

http://beja.blogs.sapo.pt/arquivo/550686.html http://beja.blogs.sapo.pt/arquivo/550686.html

A dieta mediterrânica é um património aberto e em expansão

Sem discussão e sem objecções, e com o presidente da mesa a realçar que ninguém se opunha à classificação, “até porque todos gostam desta comida”, Portugal viu consagrada a candidatura conjunta com a Croácia e Chipre , mas também com Espanha , Marrocos,Itália e Grécia – estes últimos quatro países tinham já os seus nomes e a sua dieta mediterrânica inscritos nos bens patrimoniais da UNESCO desde 2010, mas associaram-se agora aos outros três numa candidatura renovada e mais abrangente e que foi liderada pela Câmara Municipal de Tavira (O Publico, 4/12/2013)

Em 2014, o Alentejo vai promover-se a nível internacional – e em determinados mercados – como “a alma gastronómica de Portugal”.

A iniciativa vai juntar mais de cinquenta eventos – Festivais, Provas, etc. –, que já se realizam em todo o território, sob uma única logomarca e um mesmo nome: “Alentejo Food & Wine Festival”.

Do evento, que irá decorrer de Janeiro a Dezembro, juntam-se iniciativas como a Feira do Queijo do Alentejo, em Serpa, a Feira da Doçaria Conventual, em Portalegre, Quinzena Gastronómica da Castanha, em Marvão, ou a Vitifrades, na Vidigueira, só para citar algumas (Noticias Opção Turismo) .

Muitos turistas que vão a caminho do Alentejo incluem Constância como uma etapa na rota da gastronomia.

Dependendo da época do ano e do dia da semana em que viajamos, é sempre útil efectuar reservas préviamente, até para racionalizar custos e aproveitar ao máximo o tempo disponível, sem preocupações.

Anúncios