Etiquetas

, ,

A história da vila remonta ao século XII, quando o concelho municipal recebeu foral de D. Sancho I em 1199.

Belmonte e a vizinha Covilhã, apesar de situados no interior de Portugal estão conotados como poucas regiões portuguesas com os Descobrimentos marítimos Portugueses. Entre as curiosidades que permeiam a história da vila está o facto de que o descobridor do Brasil no século XV, o navegador Pedro Álvares Cabral, ter nascido em Belmonte.


Enchidos e Fumeiro de Belmonte
A III Feira Tradicional de Enchidos e Sabores, realizar-se-á a 6 e 7 de Fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Belmonte.
Belmonte faz parte da Grande Rota Aldeias Históricas de Portugal, juntamente com Almeida, Arganil, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Idanha-a-Nova, Mêda, Sabugal, Trancoso, Seia, Pampilhosa da Serra, Covilhã, Castelo Branco, Gouveia, Fornos de Algodres, Pinhel, Penamacor e Manteigas.
Lugares a visitar  (Para isso deve por cá ficar

Imagem de Belmonte por Carolina Luis (Pinterest)
Castelo
Datado do século XII, foi doado em 1466, por D. Afonso V, a Fernão Cabral (pai do navegador Pedro Álvares Cabral), que adaptou a construção militar então existente a residência senhorial fortificada.

Ecomuseu do Zêzere
Um tributo ao rio Zêzere, que nasce na zona da Serra da Estrela e desagua no Tejo, nas charnecas ribatejanas, transformando-se múltiplas vezes ao longo do percurso, albergando e alimentando diferentes floras, faunas e a

Igreja de São Tiago
Templo românico do século XIII, foi alvo de sucessivas alterações: em 1362, foi erigida a Capela de Nossa Senhora da Piedade, transformando o conjunto num curioso monumento gótico; no século XV.

Igreja Matriz
Trata-se de um templo recente, edificado nos anos 40 do século XX. O seu tesouro mais importante é a imagem quatrocentista de Nossa Senhora da Esperança, que, segundo a lenda, terá acompanhado o navegador Pedro Álvares …

Panteão dos Cabrais
Construído no século XV, ao lado da Igreja de São Tiago, por Fernão Cabral, a quem D. Afonso V tinha doado o Castelo de Belmonte, viria a albergar o seu túmulo, o da mulher, D. Isabel Gouveia, e o do seu filho mais ilus…

Pelourinho
O pelourinho de uma localidade era um local importante na Idade Média: era ali que se anunciavam as decisões do rei e das autoridades municipais, e ali que se revelavam as decisões dos tribunais e se aplicava a justiça….

Solar dos Cabrais
Segunda residência da família Cabral, foi construído no século XVIII, para substituir o paço do castelo, muito afectado por um incêndio que o consumiu no século anterior. O brasão que actualmente se vê na fachada é do s…

Tulha
Edifício maciço, completamente fechado, foi construído no século XVIII e denuncia o fim a que se destinava: o armazenamento dos produtos agrícolas e rendas rurais da família Cabral, a mais importante do concelho. Actual…

Para tudo isto descobrir é conveniente passar cá uns dias.

by Carolina Luis in Pinterest.
Turismo Belmonte

Anúncios