Etiquetas

, , ,

Visite Paredes nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro e aplique a arte de bem comer, bem beber, bem viver.
Artes de Paredes
Artes e Ofícios tradicionais de Paredes
O artesanato pretende representar a tradição, a arte e o saber que foram sendo transmitidos ao longo de gerações.
Oficios como o de ferreiro, entalhador, sapateiro, cesteiro, hoje quase que não existem, mas resta a tradição que ainda faz parte das práticas do concelho, que não podem ser esquecidas.
Em Paredes, na região de Castromil e das Banjas encontram-se importantes vestígios das explorações auríferas do tempo dos romanos, tendo sido criado em 2013 Centro Interpretativo destas minas.
Gastronomia
Gastronomia
Cabrito assado no forno a lenha
Em Paredes, é tradicional o cabrito assado no forno a lenha, a sopa seca e a regueifa.
O cabrito serve-se com arroz de forno, que deverá ser feito num alguidar que vai ao forno juntamente com cabrito.

Sopa Seca
A sopa seca é uma receita tradicional da região norte confeccionada, quer na época das vindimas, quer na época natalícia. Esta sobremesa tem por base o pão, canela, açúcar e hortelã.

Regueifa
A regueifa é um pão de romaria, tem uma forma de rosca e é feita de farinha tipicamente do nosso Portugal. Para a cidade de Paredes tem um significado especial, uma vez que as pessoas nas suas deslocações tinham o ritual de parar na cidade para comprar a famosa regueifa de Paredes.
Cavaco
Como apologia aos móveis o cavaco tem forma de um paralelepípedo mais ou menos irregular de cor castanho claro.
O “Cavaco” é feito de uma massa espessa, tipo pão doce, que é enrolada e recheada com um creme de ovos, açúcar, castanhas moídas, com um travo de limão e canela.
Para mais pormenores, procure informação no site da CMP
Se visitar Paredes nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, para quebrar rotinas nada melhor que uns “Rojões” umas “Papas de Sarrabulho”.
Dê um saltinho a Penafiel, e, se tiver tempo, percorra parte da rota do Romântico. Aqui encontra diversas sugestões de alojamento e motor de reserva segura.

Anúncios