Etiquetas

, ,


Imagem publicitada em Confraria-mor
* Mais de cem anos volvidos desde a criação da Denominação de Origem Controlada de Setúbal, o Moscatel é hoje um ícone da região.
* A sardinha assada de Setúbal é uma das 7 maravilhas da gastronomia de Portugal, foi anunciado no dia 10 em cerimónia realizada em Santarém.
* A península de Setúbal é um verdadeiro santuário de saberes e sabores, onde os segredos gastronómicos são partilhados em cada esquina e a relação com o mar é expressa por todo o lado.

* Aqui, provam-se os melhores pratos de peixe e marisco de Portugal, a doçaria é uma requintada arte ancestral e proliferam sazonalmente novos petiscos que, quando combinados com os magníficos vinhos da Região Demarcada das Terras do Sado, prometem levá-lo ao céu enquanto durar a refeição.
É muito comum encontrar restaurantes da região que servem sardinhas assadas, normalmente servidas com acompanhamento de batata cozida e salada de alface temperada com azeite e vinagre. Também é possível encontrar pratos de peixe grelhado ou cozido, como por exemplo . Grande parte dos restaurantes desta zona têm como especialidade da casa Choco frito, que é choco, envolto em pão ralado e ovo que é depois frito e servido acompanhado com batatas fritas e salada sendo um dos pratos mais procurados pelos visitantes da cidade sadina.
O famoso Salmonete à Setubalense cuja confecção era ministrada nas escolas de hotelaria, é salmonete grelhado temperado com molho feito do fígado do peixe.

Festival do Choco

Setúbal pertence desde 14 de novembro de 2002 ao restrito Clube das Mais Belas Baías do Mundo, o qual é constituído por mais de três dezenas de enseadas distribuídas um pouco por todo o planeta.

A orla costeira da baía, enriquecida pela imponência da serra, alberga tesouros da Natureza como o 0Portinho da Arrábida, votado pelo País como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, ou a Pedra da Anixa, considerada Reserva Zoológica.

A Baía de Setúbal é também o habitat natural do roaz-corvineiro, uma das raras comunidades sedentárias de golfinhos na Europa.

Anúncios