Etiquetas

, ,


Crédito: Câmara Municipal de Viana do Castelo
Nos dias 18, 19 e 20 de Março, decorrerá em Viana do Castelo, o evento Fim de semana Gastronómico: “Bacalhau à Viana”, “Torta de Viana” e “Vinho Verde”.

Daqui partiam para a Terra Nova e Gronelândia, os bacalhoeiros carregados de fé e com esperança numa boa faina. Por lá ficavam seis meses, após o que regressavam às suas terras. E o bacalhau assentou arraiais, gastronomicamente, neste concelho, fazendo dele o centro de todas as atenções dos gastrónomos fiéis a uma boa bacalhoada.

Para digerir, um passeio a pé é desde sempre, a melhor solução: remédio para os olhos, para os músculos, para a mente.
Sugestões:
* Descobrir os estilos renascentista, manuelino, barroco e Art Déco.
* No centro histórico passear nos becos que se cruzam com artérias maiores viradas para o rio Lima, a antiga Igreja Católica (catedral desde 1977) em estilo Chunga, que remonta ao século XXI, a Capela da Misericórdia (século XVI), a Capela das Almas, e,
* já fora do centro, a vista que se deslumbra do monte de Santa Luzia – destaca-se a Basílica do Sagrado Coração de Jesus ou de Santa Luzia, cuja construção fora iniciada em 1903 e inspirada na Basílica de Sacré Cœur em Paris, de onde se descortina uma ampla vista sobre a cidade, o estuário do rio Lima e o mar.
Santa Luzia é invocada como protectora dos olhos, janela da alma, canal de luz.

Anúncios